domingo, 29 de junho de 2008

Amanhecer no Tocantins





sábado, 28 de junho de 2008

De Belém a Cametá













Água, muita água, barcos e floresta.

Cametá: um rio de gente

















Cametá universitário

Encontro científico no Campus da UFPA, em Cametá...




o público


a organização


O Prof. Dr. Frank Ribard (Universidade Federal de Fortaleza)


A Prof. Dra. Benedita Celeste Pinto (UFPA)


O representante do Alentejo Central, com o Prof Dr. António Otaviano Vieira Júnior e a Prof.ª Dr.ª Jane Filipe Beltrão (UFPA)



...o megalitismo alentejano na Amazónia.

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Carnac: um exército petrificado


O carácter sugestivamente antropomórfico dos menires está na base de uma lenda popular que interpreta os alinhamentos de Carnac (Bretanha, França) como um exército romano transformado em pedra.
E que tem isso a ver com a Amazônia?

terça-feira, 24 de junho de 2008

Sobre os Tristes Trópicos

As edições portuguesas

1993


1986

Edição brasileira

Links tristestropicais

As cidades de Tristes trópicos

DOS TRISTES TRÓPICOS AOS TRÓPICOS ALVISSAREIROS

Arquitectura marajoara

Ontem, hoje e talvez amanhã...











Interessantes exemplares da arquitecura de Soure (Marajó)...


...e um projecto de recuperação da arquitecura tradicional, em madeira e terra, no contexto de um programa de animação cultural, dirigido pela Professora Luizete Carliez do Campus da UFPA, em Soure.

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Marajoara

De Belém, a metrópole amazônica, a Soure, a "capital" da Ilha de Marajó.






















"When the Portuguese launched offensive expeditions for enslavement and 'pacification' of the Nheengaíbas, the Indians reportedly abandoned their settlements and spread over the territory (António Vieira letters I, p. 556-58, 462 in Leite 1950). Their resistence was so efficient that they were never defeated in their own land, which explains the total absence of colonial descriptions of their villages and way of life. (...) Available evidence suggests that the Nheegaíbas were the ethnohistorical counterpart of the Marajoara societies in their last period"

Denise Shaan, 2004: 146-147